sexta-feira, 8 de maio de 2009

Palavras que Trasformam 2: "Conhecendo a Deus em seis versículos"

"No princípio, criou Deus os céus e a Terra", Gn 1.1

Introdução

O conhecimento de Deus é fundamental para o novo discípulo, pois sobre Ele se fundamenta toda a revelação bíblica. Exclua a Pessoa Divina da Bíblia Sagrada e está destruída a base de toda nossa crença e de toda a revelação. É possível, ainda que de forma breve, ampliar o conhecimento espiritual sobre o Senhor em apenas seis versículos, porém, nem todos os livros já escritos seriam suficientes para descrever uma partícula da sabedoria e da realidade divina.

1. Deus é o Criador, Gn 1.1

Sobre este versículo se constrói toda a revelação das Sagradas Escrituras. Vemos claramente que Deus não se preocupou, na revelação da Palavra escrita, em querer provar sua existência. Eu acredito que o Senhor já sabia que somente uma pessoa débil pode negar a presença do Criador na natureza criada, no milagre da vida. A Bíblia inicia o seu discurso demonstrando que o Nosso Senhor criou todas as coisas. Os céus, a terra, a natureza, os ecossistemas e o próprio homem são feitura das mãos do Pai Celestial, e o pertencem. Sendo aquEle que nos criou, Ele é o verdadeiro dono de nossas vidas e precisamos recorrer a Sua Graça e a sua bondade em cada momento de nossas vidas. Um homem sem Deus é como um animal criado dentro de casa que escapa de seu habitat natural. A humanidade sem Ele caminha de mal a pior, mas todos que o encontram e o honram como o Criador de Suas vidas recebem dEle o perdão e uma nova vida.

2. Deus é dotado de todo poder, Gn 17.1

Deus é diferente de nós. Nós somos criaturas, Ele é o Criador. Desta forma, podemos entender que este Maravilhoso Senhor possui características que o distinguem de nós. Uma delas está revelada neste versículo. O Todo Poderoso possui em si ilimitado poder. Não possui dificuldades e é poderoso para fazer por nós muito além daquilo que pedimos ou pensamos. Sendo Todo Poderoso, Deus sabe de todas as coisas. Também está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele não muda com o tempo e rege todas as coisas do universo e da vida humana. E o mais interessante, o Senhor não possui princípio de dias, e muito menos haverá tempo em que Ele não exista. Ele é tudo, em todos.

3. Deus é Justo, Gn 18.25

O Senhor é justo. Em todas as suas ações com o universo e com a vida humana, o Pai Celestial age com justiça. Quando nós humanos dizemos que "Deus sabe o que faz", ou "Deus sabe de todas as coisas", ou até mesmo aquela expressão "ele colheu o que plantou", nós estamos afirmando, com outras palavras, que o Senhor é justo e que podemos e devemos esperar dele, confiantemente, que Ele sempre venha a agir com a justiça que lhe é peculiar. Nenhuma criatura poderá, em momento algum, chegar diante de Deus e lhe dizer: "o Senhor foi injusto comigo", "eu não tive chance de conhecê-lo melhor" ou qualquer outra coisa parecida. Em todo o tempo e em todos os momentos, a justiça do Criador está sobre nós, nos recompensando e nos penalizando, querendo o Senhor com isso que nos aproximemos dEle pela fé.

4. Deus é Santo, Lv 11.44

Deus sendo o Criador de todas as coisas, nos deixou uma lei moral a ser obedecida. Nós sabemos que o homem naturalmente pode optar por coisas boas ou más, apenas obedecendo os principios elementares que possui em sua consciência. Isso acontece pois o homem possui dentro de si um entendimento de Deus é Santo e que não tolera o pecado. A santidade de Deus é elevada, a ponto de que todo pecado que cometemos atingir, de alguma forma, a integridade do Criador. E, sendo justo, sabemos que Ele trará juízo a todo o pecado que praticarmos.

5. Deus é misericordioso, Lm 3.22

Uma das perguntas mais comuns que fazemos é essa: "Se Deus é justo, porque há tanta injustiça no mundo?". Não é difícil responder essa pergunta. Mesmo sendo justo e santo, o Pai é misericordioso. Ele tem nos deixado a oportunidade e o tempo para nos arrependermos de nossos pecados e nos voltarmos a Ele. A intenção de Deus é poder perdoar a humanidade, mas ele almeja que todos nós voltemos a Ele de coração. O Senhor tem retardado o seu juízo contra a humanidade para que mais e mais pessoas tenham a oportunidade de ouvir os seus ensinamentos, arrependendo-se de seus pecados e crendo em Deus de coração.

6. Deus nos conclama a uma decisão, Is 55.7

Houve um tempo muito dificil na história de Israel, que era o povo de Deus, num passado muito remoto. O povo andava afastado de Deus, vivendo deliberadamente em pecado e em todas as coisas desagradando o Seu Criador. Usando o profeta Isaías, Deus lhes mandou a seguinte mensagem: "Deixe o homem ímpio o seu caminho e o ímpio, seus maus pensamentos, e se converta ao Senhor, que é rico em perdoar". Essa é a mesma mensagem do Senhor para os nossos dias. O mundo anda de mal a pior. Os vícios, as bebidas, as drogas e a prostituição tem destruído a humanidade. Mas podemos deixar o noso mal caminho, crendo no Senhor e confiando que Ele é rico em nos perdoar e nos conceder a oportunidade de conhecer a salvação que Ele nos revelou em Cristo Jesus, Seu Santo Filho, que desceu do céu para nos salvar.


Em Cristo Dan

Nenhum comentário: