sábado, 11 de julho de 2009

Sorocaba, a terra "rasgada"!

Nesses ultimos dias tenho experimentado situações marcantes em minha vida e ministério! Uma delas foi uma palavra tremenda que o Senhor me inspirou após uma longa conversa (ainda online) com meu irmão, missionário Leo.
Na ocasião, fui convidado por ele pra participar louvando de um evento em que ele irá pregar e me pediu pra que eu preparasse uma "palavrinha" pra servir de maná em meio aos louvores entoados naquele dia.
Na verdade ja imaginava que ele me levaria pra pra realizarmos em parceria um trabalho nesse sentido, pois o Senhor já havia me revelado esse propósito através de um sonho, que diga-se de passagem, impactante.
Então há algum tempo comecei a ler sobre a cidade onde meu irmão e sua familia residem: Sorocaba - SP!
Que esse é o terceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do estado fora da região metropolitana da capital, e a vigésima nona cidade brasileira com maior potencial de consumo não é muita novidade pra ninguém. Mas o que realmente me impressionou foi o significado do nome dessa cidade tão rica!
Sorocaba vem do tupi "soroc" (rasgar) e "aba", morfema nominalizador que pode ter sentido de "terra". Assim, Sorocaba significa "rasgão" ou "terra rasgada.
Cheguei a pensar comigo mesmo: O que? Qual a intenção desse nome tão forte, Senhor?
Foi quando o Ele começou a ministrar em meu coração um versículo que se encontra em Joel 2:13.
"Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal"

Então pude perceber o Senhor está interessado em um povo de coração bondoso, despretensioso e cheio de compaixão, um coração contrário ao legalismo da lei dos fariseus, ou seja, um coração disposto a servir. Cristo nos aponta a graça que nos conduz em rasgar as vestes sem alardear, servindo ao próximo sem a intenção de ser elogiado ou pensando em receber algum bem de Deus .
Rasgar as vestes é estar aberto a voz do Bom Pastor, para que sirvamos em toda e qualquer situação, rasgar as vestes pode implicar em dor, mutilação, uma doença ou acidente que produza marcas e cicatrizes e mesmo em meio a dor, são marcas da Graça.
O Apóstolo Paulo diz gloriar-se nos sofrimentos pois traz as marcas de Cristo (Gálatas 6.17). E se temos que nos gloriarmos seja como em 2 Coríntios 10:17 "Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor". Não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. "Como o crisol prova a prata, e o forno o ouro, assim o homem é provado pelos louvores que recebe" Provérbios 27.21.

Que as vestes de Sorocaba sejam rasgadas para recebam vestes novas;
Vestes de Alegria,
Vestes de Amor,
Vestes de Fidelidade,
Vestes de Compaixão,
Vestes de Verdadeiros Cristãos!

Rasguemos as vestes da tradição e do farisaísmo e vistamo-nos do amor que revela um coração com a intenção e o propósito de Deus para as nossas vidas.
Façamos isso para o Reino de Deus!

Algumas fotinhas da linda Sorocaba...




Em Cristo...

Dan Barros

Nenhum comentário: